Dê um presente especial para alguém especial...aceito encomendas

email :artedanilza@gmail.com

Olha esse site gratuito!!!

Compare Produtos, Lojas e Preços

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dicas de como cuidar de seus pincéis

Como cuidar de seus pincéis

1. Se vc cuidar com carinho de seus pincéis , eles podem durar por muito tempo, lembre-se que eles são ferramentas essenciais ao seu trabalho, procure por marcas de qualidade.

2. Para cada superfície a ser pintada, existe um pincel mais indicado. Tente informar nas lojas de material para pintura, eles saberão lhe indicar o pincel mais apropriado para a técnica que vc escolheu executar. Pode tb encontrar dicas em revistas de pintura e artesanato.

3. Tenha os melhores que você possa comprar e nunca esqueça de hidratá-lo antes de pintar, pois isto facilita a pintura e aumenta muito a vida útil do seu pincel.

4. Mantenha seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não amassem.

5. Conserve seus pincéis sempre limpos, lavando-os após cada trabalho executado de pintura,com água e sabão neutro ou produtos especiais para esta finalidade, esfregando as cerdas com cuidado.

6. Se você usa diferentes tintas, tenha para cada uma um jogo de pincéis, pois as tintas deixam resíduos nos pincéis, que podem danificar o seu próximo trabalho.

7. Pincéis usados para aplicar verniz, so devem ser usados para esse fim e devem ser limpos após o uso com o diluente apropriado a tinta que foi utilizada.

8. Nunca guarde os seus pincéis de molho na agua, isso estraga as cerdas.

9. Sempre que usa-lo, lave, e enxugue bem. Vc pode leva-los com sabão neutro, ou shampoo, e após lavar, se quiser pode esfregar um pouco de condicionador nas cerdas, para que as mesmas fiquem mais macias e flexíveis. Dessa forma vc os terá por muito tempo como novo.

10. Lembre-se limpeza é fundamental em qualquer ambiente de sua casa, e também nos seus trabalhos artesanais.

Tipos de Pincéis

- Chatos – Geralmente são usados para pintar áreas maiores (relativamente ao tamanho do pincel). Também pode ser para pintar folhas.

- Chanfrados ou Angular – O tamanho varia de acordo com o objetivo, indicados para atingir áreas diminutas como cantos pontiagudos Serve tb para fazer o sombreado .

- Redondos – Para pinturas de pinceladas ensaiadas . Tem tamanhos variados, e tem a finalidade de fazer uma curva mais perfeita do que a feita com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos.

- Redondo Angular – É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). Tb chamado “Pata de Vaca”, usado para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, iluminar as bochechas e também é indicado para fazer flores

-Língua de Gato – Para traços retos e contínuos (largos ou finos, dependendo da posição em que for usado)

- Filete –É um pincel longo e fino. É muito utilizado para fazer traços finos: linhas retas, pesponto comprido, pernas e braços das bonecas, insetos etc.

- Liner – Como o filete, mas com as cerdas mais longas.

- Leque – Usado para fazer “matinho”, cabelos, copas de árvores, etc.

- Trincha – Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões

- Pincel Quadrado - O tamanho varia de acordo com o objetivo. O pincel quadrado é o mais indicado para pintar peças em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).

- Pincel de Cerdas Duras – Normalmente utilizados em patinas, quase smepre são feitos com cerdas sinteticas e o preço bem mais barato do que um de pelo macio.

por Kristal

7 comentários:

Rosinha disse...

Adorei sua visita,obrigada, seus trabalhos são lindos , já pintei a muitos anos atráz qquer dia desses voltarei a pintar novamente, e vou precisar muito de sua ajuda. Fique com Deus. Beijusss.

Carla disse...

Obrigado pela visita e tão carinhoso comentário. Amei conhecer o seu blog e seu trabalho. Super dicas, cinco estrelas. Vou voltar sempre. Um beijão e uma boa semana

Luciene disse...

Olá Nilza!!! Bom ter vc no meu cantinho!
Essa postagem é muito interessante, eu tenho participado de workshop da Condor, onde eles nos treinam para melhor aproveitamento dessa ferramenta tão importante para o bom resultado dos nossos trabalhos. E eles tbm dão dicas de limpeza. Acho muito importante mesmo repassar essas informações para as amigas.
Beijocas

Fiosdealfazema disse...

Olá Nilza,
obrigado pela sua visita. Gostei muito do seu blog, tem dicas super interessantes. Vou voltar mais.
Beijinhos
Maria Tavares

Atelie Um Fio disse...

Olá amiga!
Vim agradecer sua visitinha no meu cantinho.
Seu cantinho esta cheio de novidades e dicas!
Adorei!
Beijokas pra ti!

Atelie Um Fio disse...

Oi amiga! Vim agradecer sua visita!
Seu cantinho esta cheio de novidade e dicas.
Adorei!!!
Beijokas pra ti!!!

Joana disse...

Oi Nilza.
Excelente tuas dicas para o cuidado dos pincéis. Preciso ler diversas vêzes para ver se fixa na cabeça porque vou te confessar, depois de pintar vou largando o pincel de qualquer jeito. Quando vou usar de novo juro para mim mesma que da próxima vez vou limpar direito, mas quem diz.... Beijos
Joana