Dê um presente especial para alguém especial...aceito encomendas

email :artedanilza@gmail.com

Olha esse site gratuito!!!

Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 4 de abril de 2009

História da Tinta


Vamos conhecer um pouco da história deste produto que tanto encanta a humanidade há séculos.

Temos citações em alguns livros e enciclopédias que os chineses, em meados do ano mil, já dominavam as técnicas de fabricação das tintas. A primeira receita conhecida dos chineses era constituída de negro de fumo, misturado com cola e água ou óleo de linhaça. Com o passar dos tempos, substâncias vegetais foram acrescentadas a minerais, sementes, entre outros.

Foi com a descoberta dos pigmentos derivados do alcatrão de hulha que a revolução das cores tornou-se possível. A seguir, o óleo de linhaça perdeu espaço para óleos sintéticos. Com isso, a secagem da tinta foi facilitada e, anos mais tarde, o uso de resinas foi tornando a fórmula mais estável.

Hoje, com a tecnologia avançada as indústrias produzem tintas que secam com maior velocidade, por evaporação e até por ação infravermelha e ultravioleta. Em termos gerais, pode-se dizer que uma tinta é constituída basicamente pelo pigmento, que destaca o poder, tonalidade e intensidade do corante.

De forma mais completa, uma tinta é composta por pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Os primeiros, além da cor, capacitam o poder de cobertura da tinta. Os ligantes dão liga aos pigmentos e fornecem a adesão ao filme da tinta. Os líquidos, também chamados de veículo, são responsáveis pela consistência desejada.

Os aditivos melhoram ou aperfeiçoam uma série de características das tintas, sejam elas à base de água ou solvente. Um deles, os espessantes, trabalham a viscosidade na tinta e a espessura que o filme da tinta vai ter, depois de seca. Os aditivos colhidos da natureza têm maior sensibilidade e por isso deterioram mais facilmente.
Os aditivos surfactantes são estabilizantes para as tintas, impedindo que seus componentes se separem ou que o produto fique impróprio para o uso de tão espesso. Eles são também 'condutores da cor', porque tornam os corantes compatíveis com o produto, de forma que a cor criada seja a mesma na tinta envazada e também depois de aplicada, factor importantíssimo este.

As tintas têm também conservantes, outra espécie de aditivos usados nos produtos à base de água. Os conservantes bactericidas impedem a formação de bactérias sobre a pintura. São importantes, pois algumas latas são constantemente abertas e eles garantem que não ocorram contaminações no produto.

Os conservantes fungicidas retardam o aparecimento de fungos e algas na superfície com tinta seca. Estão principalmente nos produtos para exterior e para regiões e ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas.
As temidas bolhas na pintura são combatidas na tinta com os anti-espumantes, que estouram as bolhas formadas quando a tinta é misturada na fábrica, no agitador ou quando é aplicada na parede com rolos.

Além de água, as tintas recebem líquidos chamados coalescentes, que ajudam o ligante a formar um bom filme quando aplicado até a temperatura mínima recomendada. Há também os co-solventes, que garantem que a tinta líquida não perca qualidade quando congelada, facilitam a pintura com pincel, ao garantir o que os técnicos chamam de 'tempo aberto', o tempo em que a tinta pode ser aplicada e trabalhada, antes que comece a secar.

Postado por Kristal

5 comentários:

kristal disse...

Ola Nilza, mais uma vez mto obg pela sua visita e pelo seu comentario simpatico. Na verdade ja ha mtos anos q nao me dedico ao artesanato, hj faço poucas coisas. Pintava tecido mto bem, mas por nao praticar acabei perdendo o jeito. Qdo posso ainda arrisco, mas so mesmo p/ mim, pois nao chega nem aos pes dos q vejo na net....rss
O pouco q faço hj resume-se a bijuteria :)
Bjinhos um bom domingo.

Carla disse...

Obrigado por mais este ensinamento e por ter participado na homenegem á minha baixinha. Um grande beijo e um bom fim de semana

Quitynha disse...

Olá amiga
Estou passando por aki para te desejar uma Feliz Páscoa, junto àqueles que te adoram.
Você é muito especial para Jesus e para todos nós!
Um beijão no coração da Quitynha

Noah disse...

Oi Nilza,
Ganhaste um selinho do Álbum da Artesã, espero que o aprecies.

Bjô.ô

Zeca disse...

OBRIGADA PELA VISITA AO MEU CANTINHO E POR ME SEGUIRES EU FIZ O MESMO PARA NAO TE PERDER BOM FIM DE SEMANA BEIJO ZECA