Dê um presente especial para alguém especial...aceito encomendas

email :artedanilza@gmail.com

Olha esse site gratuito!!!

Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 25 de abril de 2009

Vestidinho, porta pano de prato


Bom...este é da velha-guarda, rs, faz muito tempo que fiz, com linha acrilica e lacre de latinha de aluminio, este vestidinho ficou lindo e foi dado de presente para minha amada filha que usa até hoje.
Espero que sirva como modelo para vocês amigas, beijoks da Nilza

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Pascoa



Desejo a todas vocês, minhas amigas bloggeiras, um otimo fim de semana, que sua Sexta feira santa, sabado da alelúia e seu domingo de pascoa sejam repletos de alegrias junto com as pessoas queridas.
Cuidado com os ovos de pascoa ein!!!
Beijoks da Nilza

sábado, 4 de abril de 2009

História da Tinta


Vamos conhecer um pouco da história deste produto que tanto encanta a humanidade há séculos.

Temos citações em alguns livros e enciclopédias que os chineses, em meados do ano mil, já dominavam as técnicas de fabricação das tintas. A primeira receita conhecida dos chineses era constituída de negro de fumo, misturado com cola e água ou óleo de linhaça. Com o passar dos tempos, substâncias vegetais foram acrescentadas a minerais, sementes, entre outros.

Foi com a descoberta dos pigmentos derivados do alcatrão de hulha que a revolução das cores tornou-se possível. A seguir, o óleo de linhaça perdeu espaço para óleos sintéticos. Com isso, a secagem da tinta foi facilitada e, anos mais tarde, o uso de resinas foi tornando a fórmula mais estável.

Hoje, com a tecnologia avançada as indústrias produzem tintas que secam com maior velocidade, por evaporação e até por ação infravermelha e ultravioleta. Em termos gerais, pode-se dizer que uma tinta é constituída basicamente pelo pigmento, que destaca o poder, tonalidade e intensidade do corante.

De forma mais completa, uma tinta é composta por pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Os primeiros, além da cor, capacitam o poder de cobertura da tinta. Os ligantes dão liga aos pigmentos e fornecem a adesão ao filme da tinta. Os líquidos, também chamados de veículo, são responsáveis pela consistência desejada.

Os aditivos melhoram ou aperfeiçoam uma série de características das tintas, sejam elas à base de água ou solvente. Um deles, os espessantes, trabalham a viscosidade na tinta e a espessura que o filme da tinta vai ter, depois de seca. Os aditivos colhidos da natureza têm maior sensibilidade e por isso deterioram mais facilmente.
Os aditivos surfactantes são estabilizantes para as tintas, impedindo que seus componentes se separem ou que o produto fique impróprio para o uso de tão espesso. Eles são também 'condutores da cor', porque tornam os corantes compatíveis com o produto, de forma que a cor criada seja a mesma na tinta envazada e também depois de aplicada, factor importantíssimo este.

As tintas têm também conservantes, outra espécie de aditivos usados nos produtos à base de água. Os conservantes bactericidas impedem a formação de bactérias sobre a pintura. São importantes, pois algumas latas são constantemente abertas e eles garantem que não ocorram contaminações no produto.

Os conservantes fungicidas retardam o aparecimento de fungos e algas na superfície com tinta seca. Estão principalmente nos produtos para exterior e para regiões e ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas.
As temidas bolhas na pintura são combatidas na tinta com os anti-espumantes, que estouram as bolhas formadas quando a tinta é misturada na fábrica, no agitador ou quando é aplicada na parede com rolos.

Além de água, as tintas recebem líquidos chamados coalescentes, que ajudam o ligante a formar um bom filme quando aplicado até a temperatura mínima recomendada. Há também os co-solventes, que garantem que a tinta líquida não perca qualidade quando congelada, facilitam a pintura com pincel, ao garantir o que os técnicos chamam de 'tempo aberto', o tempo em que a tinta pode ser aplicada e trabalhada, antes que comece a secar.

Postado por Kristal

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dicas de como cuidar de seus pincéis

Como cuidar de seus pincéis

1. Se vc cuidar com carinho de seus pincéis , eles podem durar por muito tempo, lembre-se que eles são ferramentas essenciais ao seu trabalho, procure por marcas de qualidade.

2. Para cada superfície a ser pintada, existe um pincel mais indicado. Tente informar nas lojas de material para pintura, eles saberão lhe indicar o pincel mais apropriado para a técnica que vc escolheu executar. Pode tb encontrar dicas em revistas de pintura e artesanato.

3. Tenha os melhores que você possa comprar e nunca esqueça de hidratá-lo antes de pintar, pois isto facilita a pintura e aumenta muito a vida útil do seu pincel.

4. Mantenha seus pincéis sempre bem acondicionados, protegendo as cerdas para que não amassem.

5. Conserve seus pincéis sempre limpos, lavando-os após cada trabalho executado de pintura,com água e sabão neutro ou produtos especiais para esta finalidade, esfregando as cerdas com cuidado.

6. Se você usa diferentes tintas, tenha para cada uma um jogo de pincéis, pois as tintas deixam resíduos nos pincéis, que podem danificar o seu próximo trabalho.

7. Pincéis usados para aplicar verniz, so devem ser usados para esse fim e devem ser limpos após o uso com o diluente apropriado a tinta que foi utilizada.

8. Nunca guarde os seus pincéis de molho na agua, isso estraga as cerdas.

9. Sempre que usa-lo, lave, e enxugue bem. Vc pode leva-los com sabão neutro, ou shampoo, e após lavar, se quiser pode esfregar um pouco de condicionador nas cerdas, para que as mesmas fiquem mais macias e flexíveis. Dessa forma vc os terá por muito tempo como novo.

10. Lembre-se limpeza é fundamental em qualquer ambiente de sua casa, e também nos seus trabalhos artesanais.

Tipos de Pincéis

- Chatos – Geralmente são usados para pintar áreas maiores (relativamente ao tamanho do pincel). Também pode ser para pintar folhas.

- Chanfrados ou Angular – O tamanho varia de acordo com o objetivo, indicados para atingir áreas diminutas como cantos pontiagudos Serve tb para fazer o sombreado .

- Redondos – Para pinturas de pinceladas ensaiadas . Tem tamanhos variados, e tem a finalidade de fazer uma curva mais perfeita do que a feita com o pincel quadrado. Além de outras utilidades, é mais empregado para fazer desenhos. O redondo 00 é o mais empregado para fazer pespontos curtos.

- Redondo Angular – É um pincel diagonal (lembra o pincel chanfrado). Tb chamado “Pata de Vaca”, usado para efeitos de pêlo, de areia, de nuvens, iluminar as bochechas e também é indicado para fazer flores

-Língua de Gato – Para traços retos e contínuos (largos ou finos, dependendo da posição em que for usado)

- Filete –É um pincel longo e fino. É muito utilizado para fazer traços finos: linhas retas, pesponto comprido, pernas e braços das bonecas, insetos etc.

- Liner – Como o filete, mas com as cerdas mais longas.

- Leque – Usado para fazer “matinho”, cabelos, copas de árvores, etc.

- Trincha – Pincéis chatos e largos, para pintar grandes extensões

- Pincel Quadrado - O tamanho varia de acordo com o objetivo. O pincel quadrado é o mais indicado para pintar peças em madeira ou MDF. Grandes superfícies exigem pincéis maiores e de pêlos macios (para não deixar marcas visíveis).

- Pincel de Cerdas Duras – Normalmente utilizados em patinas, quase smepre são feitos com cerdas sinteticas e o preço bem mais barato do que um de pelo macio.

por Kristal